A Santa Casa de Jales e seus profissionais mostraram mais uma vez que possuem capacidade para realizar grandes procedimentos na casa. No décimo dia do ano, foi realizada a terceira captação de órgãos em menos de 6 meses dentro da instituição.

A comissão de captação de órgãos e todos os envolvidos desde os primeiros atendimentos até a Unidade de Terapia Intensiva prestaram os atendimentos necessários a uma vítima de acidente, ocorrido na região de Jales.

Infelizmente, através do protocolo a ser seguido, foi constatado morte encefálica no paciente, e em meio a tanta dor, a família deu a oportunidade da continuidade da vida através da doação de órgãos.

Para isso um avião da Força Aérea Brasileira – FAB se deslocou da capital paulista até o aeroporto do município de Votuporanga, trazendo uma equipe para realizar a captação na Santa Casa de Jales.

O paciente possuía um fator sanguíneo diferenciado e no momento da busca ativa não havia nenhum paciente compatível com o fator sanguíneo dele, ou seja, que fosse um potencial receptor do coração, com isso não houve a retirada do órgão.

Segundo informações da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e tecidos – CNCDO o fígado e pulmões foram para a capital paulista, enquanto os rins aguardavam a distribuição na central e as córneas foram encaminhadas para o banco de olhos podendo aguardar até 14 dias por um receptor.

A administração e diretoria da Santa Casa de Jales sente-se orgulhosa pela equipe que realiza um excelente trabalho e incentiva cada vez mais a doação de órgãos entre as pessoas, oportunizando a continuidade da vida para pacientes que estão aguardando por órgãos em filas de espera por meses ou até mesmo anos.