A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), realizou na última quinta-feira (05) a ação em comemoração ao Dia Mundial da Higienização das Mãos com os colaboradores e pacientes da instituição. A ação visa conscientizar sobre a importância da higienização das mãos, tal hábito que previne e reduz infecções, e a adequada higienização das mãos deve ser realizada da seguinte maneira, antes de tocar o paciente; antes da realização de procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente; e após tocar superfícies próximas ao paciente.

De acordo com a enfermeira do CCIH, Érica Renata Caldeira Bazzo o principal objetivo da "Campanha de Higienização das Mãos" é promover a conscientização dos profissionais de saúde. “O hábito de lavar as mãos previne e reduz infecções promovendo a segurança aos pacientes e profissionais. Uma simples prática diminui o tempo de permanência dos pacientes internados e salva vidas”, finalizou a enfermeira.

Durante a ações, os colaboradores puderam observar, por meio de luz ultravioleta, como os membros ficam após o processo de higienização, que pode ser feito da maneira correta com água e sabão ou com álcool em gel.

A ação faz parte dos projetos internos da instituição e tem a iniciativa da equipe de enfermagem, sendo realizada anualmente durante o mês de maio.