A Santa Casa de Misericórdia de Jales, realizou nesta quarta-feira (01), uma coletiva de imprensa para apresentação do Projeto de ampliação do serviço de urgência e emergência, e o esclarecimento acerca do fluxo de atendimentos, especialmente para pacientes da rede privada de saúde.

Segundo o gerente administrativo, Rafael Carnaz Prado, algumas adequações já foram feitas no hospital. “Realizamos a adequação de até 2 leitos para isolamento da mesma patologia na UTI adulto geral. Já iniciamos a criação de leitos de isolamento de enfermaria que será definitiva e que já possui cerca de 30% de conclusão, porém, provisoriamente o hospital disponibilizou 6 quartos e até 10 leitos de isolamento, em sua unidade particular, para atender a demanda do serviço público e privado, quantidade essa que o Comitê de Contingência do hospital entende ser suficiente no momento.”

Esse mesmo Comitê não recomendou o atendimento a pacientes com síndrome gripal da rede privada, através de demanda espontânea, pois a estrutura física garante um atendimento seguro aos pacientes das demais patologias.

Vale ressaltar que desde março de 2020, por meio do Comitê e Plano de Contingência, a Santa Casa de Jales realizou a adequação da estrutura física para atendimento a pacientes com síndromes respiratórias, sendo feita o remanejamento do setor de Maternidade para outra área do hospital e a utilização deste espaço para funcionamento de leitos de enfermaria e UTI.

Com o aumento de casos na época, o hospital destinou parte de sua unidade particular para leitos de UTI, mantendo na antiga maternidade leitos de enfermaria. Desta maneira de março até agosto de 2020 o hospital trabalhou sem o credenciamento de leitos, que ocorreu apenas em setembro de 2020, através da Portaria 2465, de 16/09/2020, sendo definido o atendimento apenas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), devidamente referenciados iniciado pela Resolução nº 015, de 17/08/2020.

Atualmente o atendimento ao beneficiário é realizado de acordo com a rede de cobertura para atendimento estabelecida pela operadora que ele contratou os serviços, pois desde agosto de 2020 todos os planos de saúde que mantém contrato com o hospital estão cientes que este serviço não foi ofertado por falta de estrutura física. O usuário também pode procurar atendimento Público, que é universal e ressarcido pela operadora ao SUS posteriormente, através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. Para casos de internação o hospital já se estruturou e realiza o atendimento normalmente, tanto para rede pública, quanto para rede privada, após devida regulação do paciente.

Isso acontece pelo fato do setor de urgência e emergência do hospital realizar atendimentos em um único espaço e, segundo recomendações do Comitê de Contingência do hospital, não é recomendável o atendimento a pacientes com síndromes gripais sem uma ampliação que permita oferecer um atendimento seguro para todos os pacientes.

Após várias reuniões entre o Comitê de Contingência, colaboradores que atuam no fluxo de atendimento de urgência e emergência e engenharia, foi possível definir como a estrutura física do hospital deverá ser ampliada para garantir um atendimento seguro a todos que procuram o hospital.

Este projeto está aguardando todas as aprovações para iniciar sua ampliação que possibilitará um atendimento seguro a todos as patologias, pois contará com espaço de isolamento, que atualmente não existe.

Para o Provedor, Carlos Toshiro Sakashita, a segurança do paciente está em primeiro lugar. “Acho importante esclarecermos essa situação dos atendimentos e deixar claro, que não é que a Santa Casa de Jales não queira atender os pacientes dos planos de saúde, não é isso, nós priorizamos a segurança dos pacientes que buscam atendimentos por outras especialidades também, não é correto misturar diversas enfermidades e gerar um surto de Covid-19 dentro na unidade hospitalar. Por isso estamos trabalhando nessa ampliação para assim retornarmos com esse atendimento privado e proporcionar segurança para ambos os pacientes.”, finalizou o provedor.

Participaram do momento, representando a instituição, o provedor, Carlos Toshiro Sakashita, o gerente administrativo, Rafael Carnaz Prado, diretor clínico, Dr. Carlos Gustavo Franco, diretor técnico, Dr. Mauro Suetugo, Dr. Fábio Toledo responsável pela emergência, o Advogado da instituição, Carlos Alberto de Britto e o Engenheiro da instituição, Vagner Vidal Fernandes.

Agrademos a presença da imprensa, dos vereadores e colaboradores que estiveram presentes.