Seguindo o cronograma institucional de treinamentos da enfermagem da Santa Casa de Jales, no mês de junho realizou-se capacitação da equipe de enfermagem com o tema “Cordialidade: Noções de qualidade”.

A responsável pela educação permanente do hospital, Juliana Cursi, destacou a importância do tema, explicando que "Na maioria das vezes, a internação hospitalar é um momento de experiências desagradáveis por quem vivencia, uma vez que é acompanhada pelo medo do desconhecido e incertezas quanto a evolução clínica, o que acaba comprometendo a ansiedade do paciente e de todos os seus entes envolvidos. O próprio ambiente estranho ao qual fica inserido acaba também gerando sentimento de insegurança, preocupações, angústias e incertezas.”

Com base neste momento, a humanização apresenta-se como uma demanda crescente no resgate ao cuidado como um processo de respeito e valorização do ser humano. O atendimento humanizado começa com a cordialidade, seja se apresentando ao paciente, dando detalhes sobre o procedimento ou conduta a ser realizada, criação de um vínculo harmonioso e saudável. Ser cordial traz benefícios para todos os envolvidos, desde o paciente, seus familiares e toda a equipe assistencial.

Ser gentil melhora o ambiente, diminui o estresse, eleva o auto estima das pessoas. A gentileza gera resultados positivos, abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma ambientes, melhora as relações e propicia inúmeras vantagens tanto para quem recebe quanto para quem pratica. Gentileza é questão de querer praticar. Cursi encerrou o treinamento destacando a seguinte frase “Todo paciente é o amor da vida de alguém”.