No sábado dia 05 de agosto, os Enfermeiros Rodrigo Queiroz, Luiz Fernando Bertoldo, Paulo Lima, Felipe Belai e o RT de Enfermagem Pedro Azevedo, estiveram representando a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Misericórdia de Jales, no curso XV Encontro Regional das Unidades de Diálise com o Centro de Transplante Renal de São José do Rio Preto e VIII Encontro das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da OPO (Organização de Procura de Órgãos), realizado na cidade de São José do Rio Preto.

O evento foi promovido pelo Hospital de Base de Rio Preto em parceria com a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) trouxeram discussões para as equipes de multiprofissionais sobre o aperfeiçoamento dos serviços de transplantes e processos para aumentar os números de captação de órgãos, que sofre uma queda drástica nos últimos anos, além da apresentação de dados referentes a situação do sistema estadual de transplantes, alocação de órgãos, logística de distribuição, aperfeiçoamento de profissionais que atuam na abordagem família e nos protocolos de morte encefálica.

Para os enfermeiros da Santa Casa de Jales, faz toda diferença participar de eventos como esse, além de repassar os novos conhecimentos aos colegas da instituição. “Foi uma ótima experiência, em absorver novas experiencias e conhecimentos desde a teoria até o atendimento prático. Vamos agir na disseminação dos novos conhecimentos com os colegas de trabalho.”

Atuação da OPO Organização de Procura de Órgãos: A OPO do Hospital de Base abrange 16 instituições de saúde da região noroeste do Estado de São Paulo, que englobam 142 municípios dos DRS XV e II, com uma população superior a 2,3 milhões de habitantes.