Há mais de um ano a instituição tem se dedicado ao combate da pandemia do novo coronavírus. Os esforços se iniciaram com a criação da unidade de Síndromes Gripais, que possui profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, técnicos de raio-X, recepcionistas e serviço de higiene e conservação. Médicos, colaboradores, fornecedores e toda a diretoria tem trabalhado incansavelmente para manter o hospital disponível a todos. O custo estimado é de mais de 490 mil reais mensais, gasto extra que acentua o déficit operacional da instituição.

Devido às limitações impostas pela pandemia, os eventos tradicionais da instituição tiveram que ser cancelados, as doações foram reduzidas; principalmente de alimentos perecíveis. Em diversos momentos, itens essenciais, como leite integral, café, dentre outros itens, chegaram a quase zerar nos estoques.

Por este motivo, foram angariados esforços e correu-se contra o tempo na Campanha pela Vida, que tinha como objetivo a aquisição de capacetes Elmo, que é um equipamento artificial não invasivo, utilizado para tratamento de pacientes em enfermaria e que se demonstrou eficaz ao evitar a intubação de pacientes, podendo reduzir em até 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No dia 11 de março, o Provedor Carlos Toshiro Sakashita e o gerente administrativo Rafael Carnaz, participaram ao vivo no programa Antena Ligada, da rádio Antena 102 de Jales, ao lado dos radialistas Claudinei Antônio e João Luiz Garcia, na união de esforços para adesão da população por meio de doações. A campanha teve início com o objetivo de adquirir 20 capacetes, meta que foi atingida rapidamente. A iniciativa cresceu e passou a objetivar também a montagem de leitos de UTI, frente a necessidade crescente da população de Jales e dos 16 municípios.

Além da participação da comunidade e empresas, tanto de Jales quanto da região, as prefeituras referenciadas para o hospital, em união com suas câmaras municipais, se compromissaram publicamente, oficializando suas destinações de recursos na reunião realizada - parte por videoconferência - na Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), reunião que foi organizada pela instituição, pelo Fórum da Cidadania e com o apoio da ACIJ que foi retransmitida pelo hospital por meio do Facebook, na tarde do 11 de março de 2021.

Até a quinta-feira, 1 de abril de 2021, 1.008 pessoas físicas e jurídicas, destinaram o total de R$ 453.533,94 reais, conforme status report a seguir:

O compromisso firmado pelas prefeituras e câmaras municipais, e de órgãos da justiça, a serem destinados, somam R$ 1.792.000,00, que serão utilizados, após a oficialização dos termos, para ampliação de 10 leitos de UTI para o enfrentamento da pandemia, pois, segundo anúncio do prefeito de Jales, o custeio dessa nova estrutura já estaria garantida junto ao governo do Estado.

Segundo o Dr. Maurício Kenzo Maruiama, responsável pela Ala de Síndromes Gripais, o capacete: “É uma opção terapêutica com maior oferta de oxigênio. O capacete Elmo não é um substituto ou uma terapia de resgate. Nós utilizamos a máscara de Douglas e utilizamos a ventilação não invasiva. O capacete Elmo, nos estudos da Universidade Federal do Ceará, mostrou que evitam entre 40% a 60% das internações em UTI. Então os pacientes que chegarem no hospital, sendo que dez deles com necessidade de um alto fluxo de oxigênio, com o uso do elmo, esperamos que entre 4 a 6 pessoas atendidas deixarão de necessitar de UTI, elas ficarão na enfermaria, sem que tenha essa piora clínica. É uma grande alternativa para pessoas que tem claustrofobia, que se sente muito pressionadas pelos equipamentos da ventilação não invasiva tradicionais, então o capacete Elmo dá mais conforto e liberdade ao paciente e apresenta uma eficácia muito alta para evitar as internações em UTI”.

Na instituição, serão 20 capacetes exclusivos para todos os leitos da ala de enfermaria. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das Síndromes Gripais conta com 11 leitos disponíveis e passará a disponibilizar mais 10, totalizando 21 leitos, após termos assinados com todos os municípios.

Na fase mais grave da pandemia, a instituição necessita de toda a ajuda possível para não apenas atender pessoas, mas para salvar vidas. A equipe de Captação de Recursos está recebendo doações de qualquer valor via PIX: 50565936000138 (CNPJ) ou pela conta bancária: Agência Banco do Brasil 0411-1, Conta Corrente 49.000-8. Também é possível doar se dirigindo a instituição, contactando pelas mídias sociais do hospital ou pelo telefone (17) 3622-5003.