Nos dias 16 e 17 de junho, os Enfermeiros Rodrigo Queiroz e Luiz Fernando Bertoldo estiveram representando a CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Misericórdia de Jales, no curso de “Comunicação em situações críticas e de determinação em morte cefálica (CDME)” na cidade de São José do Rio Preto.

O evento foi promovido pelo Hospital de Base de Rio Preto para as equipes de multiprofissionais das cidades pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS)-XV, tendo como objetivo oferecer aos participantes ferramentas éticas e legais necessárias para torná-lo apto na realização do diagnóstico de morte encefálica, o agir diante das relações de luto, além da análise do processo de comunicação de más notícias para o processo de solicitação de doação de órgãos, dentre diversos outros temas.

Para os enfermeiros Rodrigo e Luiz Fernando, faz toda diferença participar de eventos como esse, além de repassar os novos conhecimentos aos colegas de trabalho. “A comunicação faz toda diferença nesses casos, e a maneira como o paciente e os profissionais de saúde abordam o tema para o entendimento do familiar que recebe a informação do diagnóstico. Foi uma ótima experiencia, vamos agir na disseminação dos novos conhecimentos com os colegas de trabalho.”

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil é referência mundial em doação e transplantes de órgãos, garantido de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por financiar e fazer mais de 88% de todos os transplantes de órgãos do país. De janeiro a novembro de 2021 foram realizados mais de 12 mil transplantes de órgãos pelo SUS. Em 2020, foram cerca de 13 mil procedimentos do tipo, em números absolutos, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Quero ser doador de órgãos. O que fazer? Se você quer ser doador de órgãos, primeiramente avise a sua família. Os principais passos para doar órgãos são: Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos. No Brasil a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar.